A atuação da equipe de enfermagem na manutenção do cateter central de inserção periférica

Autores

  • LARISSA FRANCO MORAES UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO- USF

DOI:

https://doi.org/10.24933/eusf.v3i1.132

Resumo

O cateter central de inserção periférica (PICC) é um dispositivo de inserção em veias com extremidades distais seguindo até veia cava central, sendo ele duplo lúmen ou mono lúmen que vem sendo muito utilizado atualmente, sendo inserido pelos enfermeiros. A necessidade do conhecimento técnico- científico juntamente com uma capacitação para tal execução é de fundamental importância. Este estudo objetivou analisar o conhecimento dos profissionais de enfermagem frente ao manuseio correto do PICC para melhor assistência ao paciente. Tratou- se de uma pesquisa de campo com abordagem quantitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada em um hospital universitário na cidade de Bragança Paulista, através da aplicação de um questionário para 63 colaboradores entre enfermeiros e técnicos/auxiliares de enfermagem. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e pesquisa da Universidade São Francisco de Bragança Paulista/SP. Os resultados mostraram algumas dificuldades diárias para a manutenção do PICC, como a falta de tempo, a rotatividade da equipe assistencial e principalmente a falta de conhecimento técnico para a manutenção e o manuseio do mesmo. Concluímos que o ideal é que sejam realizadas mais ações de educação continuada, melhorando o conhecimento técnico-científico de todos os profissionais que irão manusear o cateter, diminuindo cada vez mais os riscos de infecções e perda do mesmo por manuseio inadequado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LARISSA FRANCO MORAES, UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO- USF

A atuação da equipe de enfermegem na manutenção do cateter central de inserção periférica - PICC

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

MORAES, L. F. (2019). A atuação da equipe de enfermagem na manutenção do cateter central de inserção periférica. Ensaios USF, 3(1), 1–11. https://doi.org/10.24933/eusf.v3i1.132

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde