AVALIAÇÃO DE ANSIEDADE NO PRÉ-OPERATÓRIO DE TRATAMENTO ENDODÔNTICO
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v4i2.146Resumo
A ansiedade é um fenômeno que pode ser caracterizado por sentimentos subjetivos de tensão, apreensão, nervosismo e preocupação que são experimentados por um indivíduo em um momento particular. O tratamento odontológico é considerado um dos que mais geram estado de ansiedade nos pacientes, por medo e por pensamentos preocupantes em relação aos procedimentos. A terapia endodôntica é uma das especialidades que mais causam temor e ansiedade. Foram entrevistados um total de 75 pacientes que se apresentaram na Clínica de Odontologia da Universidade São Francisco, para tratamento endodôntico, entre setembro e outubro de 2019, sendo 45 do sexo feminino e 30 do sexo masculino. O paciente foi caracterizado quanto ao gênero, idade, grau de escolaridade e renda familiar. Foram feitas perguntas quanto ao tempo decorrido desde sua última consulta ao dentista e sobre seu maior anseio em relação aos procedimentos odontológicos. Foram categorizados através de um questionário de ansiedade. O grupo do sexo feminino foi o que apresentou maior prevalência de ansiedade. Paciente considerados moderadamente e extremamente ansiosos somaram 24% da amostra, o procedimento que mais causou medo e ansiedade foi a anestesia (40%) e grande parte dos pacientes procuram tratamento odontológicos a cada 6 meses (53,33%) . Com base nesses resultados podemos concluir que dentro da população estudada o nível de ansiedade entre mulheres se mostrou mais alto que em homens, e que a ansiedade ainda se mostra muito prevalente e deve ser sempre um fator a ser considerado e, desde que possível, minimizada no planejamento e pré-operatório do tratamento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-02-24
Como Citar
Dias, M. C. C., Araújo, I. P., & Craveiro, M. A. (2022). AVALIAÇÃO DE ANSIEDADE NO PRÉ-OPERATÓRIO DE TRATAMENTO ENDODÔNTICO. Ensaios USF, 4(2). https://doi.org/10.24933/eusf.v4i2.146
Edição
Seção
Ciências Biológicas e da Saúde
Licença
Copyright (c) 2022 Ensaios USF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).