CARACTERIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM RESIDÊNCIAS PADRÃO NORMAL EM BAIRROS NOVOS DA CIDADE DE CAMPINAS (SP).

Autores

  • Renan Carvalho USF - Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.24933/eusf.v1i1.69

Resumo

A indústria da construção civil, entendida como um setor com elevada importância econômica, assume um papel fundamental para o desenvolvimento de um país. Este trabalho analisa de forma qualitativa e quantitativa os resíduos gerados em obras residenciais na cidade de Campinas. Primeiro é apresentado a contextualização e a classificação dos Resíduos da Construção Civil (RCC), de acordo com a norma técnica e em seguida algumas alternativas de reciclagem e reutilização dos mesmos. O estudo é baseado no acompanhamento de três obras residenciais desde as etapas iniciais de fundação até a parte de acabamento. Analisando de forma local, é possível aos poucos diminuir os impactos que o ramo da construção civil vem causando ao planeta. Esse trabalho é um estudo descritivo que abrange aspectos gerais e amplos que reflete um contexto social (OLIVEIRA 1999). Tem uma abordagem qualitativa, cujo objetivo é analisar os resíduos sólidos da construção e demolição, advindos de construções de padrão normal. Para a coleta de dados e observações dos fatos, a pesquisa se classifica como de campo, possibilitando o estabelecimento de relações constates entre as condições pré-determinadas. A coleta de dados foi feita nas visitações aos locais como fontes primárias e em pesquisas na internet como fontes secundárias, buscando sempre o maior aproveitamento para um melhor resultado final. Para análise dos resultados, foi elaborado uma tabela para cada uma das obras, na qual foram alimentadas após todas as visitas feitas com o resíduo encontrado no local, através da porcentagem dele comparado ao total de RCC naquele dia. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Carvalho, USF - Universidade São Francisco

Aluno do curso de Engenharia Civil

Referências

AGOPYAN, V. Construção Civil consome até 75% da matéria-prima do planeta. In: Globo Ciência. 2013. Disponível em: . Acesso em 01 de setembro de 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO. O que é entulho. 2015. Disponível em: < http://www.abrecon.org.br/Conteudo/5/O-que-e.aspx>. Acesso em 17 de setembro de 2015.

ÂNGULO, S. C.; ZORDAN, S. E.; JOHN, V. M. Desenvolvimento sustentável e a reciclagem de resíduos na construção civil. PCC - Departamento Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica. São Paulo SP, 2010.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – CONAMA: Resolução nº. 307, de 05 de julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 de julho de 2002. Disponível em:< http://www.mma.gov.br/estruturas/a3p/_arquivos/36_09102008030504.pdf> - Acesso em 18 de ago 2015.

CSILLAG, D.. Análise das práticas de sustentabilidade em projetos de construção latino americanos. São Paulo, 2007, p.117.

ESPINELLI, U. A gestão do consumo de materiais como instrumento para a redução da geração de resíduos nos canteiros de obras. In: seminário de gestão e reciclagem de resíduos da construção e demolição — avanços e desafios, 2005, São Paulo. Anais... São Paulo: PCC USP, 2005. 1 CD-ROM.

KIBERT, C.J.. Proceedings of the First International Conference on Sustainable Construction, Tampa, Florida, 6-9 November, 1994.

KIBERT, C. J.. Sustainable Construction: Green building Design and Delivery., 2nd Edition, New York: John Wiley & Sons, Inc., 2008.

LARSSON, N.. An overview of Grren Building Rating System and Labeling Systems. In: I Conferência Lation Americana de Construcción Sostenible claSC'04, Entac 04. São Paulo - Brasil: [s.n], 2004.

OLIVEIRA, P. E. S.de; OLIVEIRA, J. T. R. de; FERREIRA, S R. de M. Avaliação do Desempenho do Concreto com uso de Agregados de Resíduos de Construção e Demolição – RCD: Publicação de Resumo nos anais do 50º Congresso Brasileiro do Concreto- IBRACON – CBC 2008; Salvador – BA.

PINHEIRO, M. D.. Ambiente e construção sustentável. Instituto do Ambiente, 2006.

ROCHA, M. P. da.. Proposta de indicadores de sustentabilidade na gestão de resíduos de construção e demolição. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Porto. Faculdade de Engenharia, 106p., 2012.

SANTOS, T. J. de S.; SOARES NETO, J. P.. Identificação de aspectos ambientais e seus respectivos impactos em construção civil. Gestão ambiental para a indústria da construção civil do Tocantins: manual de referência. Palmas, TO: SESI - SINDUSCON - DR/TO, 61p., 2008.

SELIH, J. Envionmental management systems and constrution SME: a case study for Slovenia. Civil Engineering and Management, v.13, n.3, September 2007, p.217-226p.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Carvalho, R. (2017). CARACTERIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM RESIDÊNCIAS PADRÃO NORMAL EM BAIRROS NOVOS DA CIDADE DE CAMPINAS (SP). Ensaios USF, 1(1), 144–160. https://doi.org/10.24933/eusf.v1i1.69

Edição

Seção

Ciências Exatas, Engenharias e Tecnológicas