ANÁLISE, MEDIDAS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE REDE EM AMBIENTE INDOOR - “Validação da Qualidade do sinal, das operadoras de celulares, nas dependências da Universidade São Francisco – Campus ITATIBA”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/eusf.v1i1.71

Resumo

Apresenta-se neste trabalho uma metodologia de testes para analisar, simular e avaliar o desempenho e qualidade das redes de telefonia celular em ambiente indoor. Neste contexto o trabalho objetiva avaliar a qualidade da cobertura Indoor das operadoras de celulares nas dependências da Universidade São Francisco – Campus ITATIBA. Para a coleta, processamento e análise de dados, foram utilizados softwares Pilot Walktour e Pilot Navigator, desenvolvidos e comercializados pela empresa DingLi Communications Corp., Ltd. Esses programas permitem ao usuário, medir a qualidade da sua conexão móvel, visualizando os resultados em tempo real, bem como o histórico das medições anteriores. A proposta, possibilita, através de um software, instalado no celular do assinante, acompanhar o desempenho e qualidade da rede. O software é executado em background, sem bloquear o uso do telefone. As informações coletadas ajudam a identificar e localizar problemas das redes de telefonia movel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente Becerra Sablon, Universidade São Francisco

Possui graduação em Engenharia Rádio Técnica: especialidade Sistemas de Comunicações pelo Instituto Técnico Militar (1985), graduação em Engenharia Eletrônica - Universidad Central de las Villas (1985),Mestre em Telecomunicações na área de Processamento Digital de Sinais. Universidad Central de las Villas(1996), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP(1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP(2002). Atua como docente de graduação e pós-graduação na área de Engenharia Elétrica. Atualmente é professor participante do curso de Pós-graduação FEEC da Universidade Estadual de Campinas, professor- pesquisador e líder dos grupos de pesquisa : Comunicações Visuais, Processamento Digital de Sinais, Eletrônica e Sistemas Digitais - UNIMEP , Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica da USF - Universidade de São Francisco Campus de Itatiba, professor dos cursos de Engenharia da UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba. É Pesquisador responsável pelo laboratório de TVD -RNP. Membro do IEEE- Institute of Electrical and Electronic Engineers. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: Processamento e Tratamento de Sinais, TVD, Processamento Digital de Imagem e Vídeo, Vídeo e Televisão. (http://lattes.cnpq.br/6350047853320576)

Referências

ABNT. NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro, RJ, 2002a. 7 p.

ANATEL. Agência Nacional de Telecomunicações. Brasília, DF. Disponível em:

< http://www.anatel.gov.br/consumidor/telefonia-celular/direitos>. Acesso em: 10.abril. 2017.

ROLIN, Evandro Cherubini. Análise da qualidade e do desempenho da cobertura celular long term evolution em Curitiba, Paraná. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Paraná, 2014.

OLIVEIRA, Carlos Henrique Rodrigues de. Análise de desempenho dos sistemas móveis celulares 2G, 2,5G, e 3G. Campinas, SP: [s.n.], 2005.

ULABY, Fawwaz T. Eletromagnetismo para Engenheiros. Bookman, 2011.

BAUER, Wolfgang, WESTFALL, Gary D., DIAS, Helio. Física para Universitários: Eletricidade e Magnetismo. AMGH, 01/2012.

JR., FRENZEL, Louis E. Fundamentos de Comunicação Eletrônica: Modulação, Demodulação e Recepção, 3ª Edição. Vol 1. AMGH, 01/2013.

CARVALHO, Luiz de. Introdução a Sistemas de Telecomunicações - Abordagem Histórica. LTC, 09/2014.

DE ALMEIDA, Marco Antônio FR. Introdução ao LTE–Long Term Evolution, 2012. Disponível em: http://teleco.com.br/pdfs/tutorialintlte.pdf

HAYKIN, Simon, MOHER, Michael. Introdução aos Sistemas de Comunicação, 2ª edição. Bookman, 04/2011.

AL-SHAHRANI, A.; AL-OLYANI, H. LTE, 2008. Disponível em: http://systems.ihp-icroelectronics.com/uploads/downloads/2008_MK2_Z09.pdf

ALENCAR, Marcelo de. Telefonia Digital, 5th edição. Érica, 06/2011.

HAYKIN, Simon, MOHER, Michael. Sistemas Modernos de Comunicações Wireless. Bookman, 01/2008.

DingLi Corp., Ltd. Disponível em: < http://www.dingli.com/?view=products >. Acesso em: 27.outubro. 2016.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Sablon, V. B. (2017). ANÁLISE, MEDIDAS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE REDE EM AMBIENTE INDOOR - “Validação da Qualidade do sinal, das operadoras de celulares, nas dependências da Universidade São Francisco – Campus ITATIBA”. Ensaios USF, 1(1), 161–170. https://doi.org/10.24933/eusf.v1i1.71

Edição

Seção

Ciências Exatas, Engenharias e Tecnológicas