ALINHADORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA A RESPEITO DE SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS SOB A PERSPECTIVA DA ESTÉTICA E FUNCIONALIDADE.

Autores

  • Ana Carolina Moraes Simões
  • Bruna Assis Silva
  • Valdinéia Maria Tognetti
  • Marcos Valério Ferrari

DOI:

https://doi.org/10.24933/eusf.v5i1.163

Resumo

Os alinhadores são aparelhos ortodônticos que propiciam estética bucal do paciente sem tirar-lhe o conforto, liberdade para se alimentar e um manejo adequado da higienização. Com isso, o presente estudo tratou de abordar as vantagens e desvantagens decorrentes de seu uso, considerando-as sob a perspectiva da estética e funcionalidade, tendo por objetivo avaliá-las de maneira comparativa. Para isso, fez-se uso de uma pesquisa exploratória bibliográfica de caráter descritivo, tendo, por base, materiais já publicados inerentes ao tema que se encontrassem entre os anos de 2001 e 2019, no idioma português. A justificativa para essa abordagem se dá por conta dos alinhadores ser uma modalidade moderna de aparelho ortodôntico, que continua sendo amplamente divulgado e dedicado às várias idades, por isso, faz-se necessário conhecer bem seus aspectos sob a perspectiva do paciente e do profissional de saúde que o terá sob seus cuidados, já que a atualização de conhecimentos é imprescindível para propiciar melhor qualidade de vida ao paciente. Por meio do estudo, pode-se concluir que o alinhador mostra-se satisfatório de maneira geral, já que, embora apresente algumas desvantagens, a exemplo da possibilidade de alteração da fala, limitação na indicação, elevado custo e colaboração do paciente, os mesmos podem ser minimizados com o devido acompanhamento profissional. Por outro lado, apresentam algumas vantagens como correção de demais falhas dentárias, melhor higienização e alimentação, espaço curto de tratamento, conforto e estética visual enquanto o aparelho é utilizado. Portanto, nota-se que o uso dos alinhadores, embora com algumas restrições e sob a necessidade de seguir determinadas orientações, geralmente se mostra aplicável para uma série de problemas que podem ser solucionados. O indivíduo interessado pode obter a estética almejada, alcançar a autoestima, aceitar-se mais e, com isso, conquistar a melhor qualidade de vida que deseja.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-03-14

Como Citar

Simões, A. C. M., Silva, B. A., Tognetti, V. M., & Ferrari, M. V. (2022). ALINHADORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA A RESPEITO DE SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS SOB A PERSPECTIVA DA ESTÉTICA E FUNCIONALIDADE. Ensaios USF, 5(1). https://doi.org/10.24933/eusf.v5i1.163

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde