O USO DE VITAMINA D NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v6i1.236Resumo
O SARS-CoV-2, coronavírus responsável pela Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (COVID-19) identificado em dezembro de 2019 em Wuhan, na China, ocasionou a contaminação em massa de chineses, que posteriormente atingiu todo o mundo. Por se tratar de um vírus recém-descoberto, não há até o momento em que este artigo foi escrito um tratamento eficaz para a doença. Devido a sua alta taxa de contaminação, muitas pessoas procuram medicamentos e suplementações, como a vitamina D, a fim de evitar a contaminação pelo vírus, porém não há evidências concretas de que esses produtos previnem a infecção. Deste modo, baseando-se na revisão bibliográfica e na coleta e análise de dados de moradores da Região Metropolitana de Campinas, o objetivo deste estudo foi evidenciar o aumento do uso da vitamina D e sua relação com a pandemia do novo coronavírus, os riscos do seu uso indiscriminado e o papel do profissional da saúde diante deste cenário. Foi possível constatar um aumento da suplementação de vitamina D no período da pandemia de COVID-19 impulsionado pelo aumento de indicações realizadas por profissionais da saúde nas mídias sociais e por meio de prescrições médicas. Recomenda-se cautela na prescrição da suplementação de colecalciferol para indivíduos sem antes realizar um exame, a fim de constatar os níveis séricos de vitamina D no organismo, deste modo determinando a necessidade ou não da suplementação. A suplementação inadequada pode gerar efeitos colaterais e distúrbios metabólicos que podem debilitar o paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).