ESTUDO DA VIABILIDADE DE PRODUÇÃO DE UMA PEÇA POR METALURGIA DO PÓ
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v3i1.86Abstract
O presente trabalho tem por objetivo analisar e substituir uma engrenagem do impulsionador de partida, fabricada até então pelo processo de forjamento a frio. A engrenagem que substituirá a anterior será fabricada em aço (pós de aço), pelo processo de sinterização, com intuito de gerar resultados com base em estudos de caso, seus quantitativos e detalhes inerentes de sua densidade, esforços e resistência mecânica. Para isso, foram apresentadas as fundamentações teóricas para as definições e dimensões adequadas da engrenagem a ser construída assim como seu ciclo de vida, produtividade e tecnologia no processo de fabricação da metalurgia do pó.Downloads
References
CHIAVERINI. Vicente. Metalurgia do pó: Técnica e produtos. 3. Ed.- São Paulo, 1992.
IERVOLINO, Fenando et al. A Metalurgia do Pó: Alternativa Econômica com Menor Impacto Ambiental. Revisão Técnica: Grupo setorial de metalurgia do pó – 1. Ed. – São Paulo, Metallum Eventos Técnicos, 2009.
SILVA, A.G.P.; ALVES JUNIOR, C.; A sinterização rápida: sua aplicação, análise e relação com as técnicas inovadoras de sinterização. Cerâmica, vol.44, 225-232, 1998.
ZEN S. A. - Catálogo Online: Pesquisa por linha de produto. Disponível em < https://www.zensa.com.br/catalogo-online/?portalzen/cat_aplicacao.jsp >. Acesso em: 12/10/2017.
METALURGICA VERA - Tabela de Conversão de Durezas. Disponível em: < http://metalurgicavera.com.br/produtos/TABELA-DE-CONVERSAO-DE-DUREZAS.php >. Acesso em: 12/10/2017.
TECEM – Relação entre Dureza e Resistência a Tração para Materiais Metálicos. Disponível em: <http://www.tecem.com.br/wp-content/uploads/2013/03/MU27-relacao-entre-dureza-e-resistencia-a-tracao-para-materiais-metalicos-tecem.pdf >. Acesso em: 12/10/2017.
MAPRIS – Catálogos BOSCH. Disponível em: <http://www.mapris.com.br/catalogos/bosch/catalogo%20Bosch%202005%20bendix.pdf >.
Acesso em: 12/10/2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).