ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS NA CONCENTRAÇÃO DE CO ATMOSFÉRICO
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v2i1.106Resumen
O constante desenvolvimento nas grandes cidades, está levando o planeta à grandes mudanças, entre elas, as elevadas concentrações de gases tóxicos presentes na atmosfera, em específico, o monóxido de carbono (CO). Este elemento é responsável por prejudicar a saúde da população, podendo haver morte por asfixia e convulsões. Contudo, as cidades do interior de São Paulo – não tão desenvolvidas quanto a capital - também sofrem com estes tipos de alterações. Neste contexto foram estudadas quatro cidades do interior paulista, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Taubaté e Taboão da Serra, em relação à concentração de CO, temperatura, pluviometria, umidade relativa do ar, velocidade do vendo, ozônio, e materiais particulados finos e inaláveis. Foram correlacionados e calculado o coeficiente de determinação, R², o que permitiu identificar quais possuem correlação com a concentração de CO, tanto positiva como negativa. Com esta análise, foi possível identificar a emissão veicular e a queima de biomassa como principais fontes de CO, além da influência do transporte atmosférico do CO. A temperatura e a umidade relativa contribuem para a remoção do CO atmosférico pelo arraste e propiciando reação deste com outros componentes do ar.Descargas
Citas
CANÇADO, J. E. D, BRAGA A., PEREIRA, L. A. A., ARBEX M. A., SALDIVA P. H. N., SANTOS U. P. Repercussões clínicas da exposição à poluição atmosférica. J. Bras. Pneumol., 32, S5–S11, 2006.
CETESB, Relatório Anual da Qualidade do Ar do Estado de São Paulo, 2016. Divisão de Análise de dados, São Paulo, 2017.
CHAVES, Nelson. O homem além do tempo (Coleção nordestina). Recife, 2007.
GUIMARÃES. Estudo sobre as relações entre as doenças respiratórias e a poluição atmosférica e vari¬áveis climáticas, na cidade de Curitiba, Paraná, Brasil. Tese apresentada ao Curso de Pós-graduação em Engenharia Florestal, UFP- Curitiba, 2011.
ROZANTE, J.R.; ROZANTE, V.; ALVIM, D.S.; MANZI, A.O.; CHIQUETTO, J.B.; D’AMELIO, M.T.S.; Moreira, D.S. Variations of carbon monoxide concentrations in the megacity of São Paulo from 2000 to 2015 in different time scales. Atmosphere, 8, 81, DOI: 10.3390/atmos8050081, 2017.
SAAR, A.F Qualidade do ar no município de Volta Redonda. Monografia apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica e Qualidade, UCM – Rio de Janeiro, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).