O USO DA ATENÇÃO INTERMEDIÁRIA COMO PORTA DE ENTRADA PREFERENCIAL AO SUS: A PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS CLASSIFICADOS COMO NÃO URGENTES NA UPA 24 HORAS DR. VALDIR DE CAMARGO, BRAGANÇA PAULISTA, SP
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v2i2.48Resumen
O Sistema Único de Saúde – SUS tem a Atenção Básica como a porta de entrada preferencial. No entanto, serviços de urgência e emergência são utilizados, com frequência, como porta de entrada ao sistema por pacientes considerados não urgentes. Objetivos: identificar as razões que induzem os usuários a optarem pelos serviços de urgência/emergência como porta de entrada preferencial, identificar o grau de importância e resolutividade que os usuários atribuem ao SUS, avaliar o nível de conhecimento da população sobre o que é o SUS e o grau de satisfação dos mesmos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu na UPA 24hs Dr. Valdir de Camargo, com os usuários classificados como não urgentes, com idade a partir de 18 anos. Identificou-se que os entrevistados, em sua maioria, não possuíam conhecimento sobre o que é o SUS, optavam primeiramente pelo atendimento na UPA devido a UBS/ESF possuir horário de atendimento limitado e somente agendado e considerarem que a UPA apresenta maior resolutividade. Os níveis de atenção secundário e terciário foram considerados melhores em relação à AB quanto à importância e capacidade de resolução. 52,67% dos entrevistados julgaram bons os serviços oferecidos pelo SUS e 84,67% os recomendaria. Acredita-se que este estudo poderá contribuir na avaliação do desempenho atual do sistema de saúde, dos profissionais de saúde e gestores, mobilizando iniciativas que levam ao remodelamento da atenção à saúde, possibilitando o fortalecimento da Atenção Básica e melhor conhecimento da população sobre o que o Sistema Único de Saúde representa.
Palavras-chave: Sistema Único de Saúde, atenção básica, urgência, emergência.
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