ESTUDO DA ATIVIDADE ANTICARIOGÊNICA DE ÓLEOS ESSENCIAIS BRASILEIROS PARA UTILIZAÇÃO EM DENTIFRÍCIO
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v4i2.180Resumo
As plantas medicinais brasileiras produzem diversas substâncias com propriedades terapêuticas; dentre estas encontram-se os óleos essenciais, de importância para as indústrias farmacêutica, de perfumes e alimentícia por suas diversas propriedades. Uma das atividades de interesse é a ação antimicrobiana, principalmente devido à ausência de descobertas de novas classes de medicamentos antibióticos nos últimos anos. No combate às bactérias formadoras do biofilme dental a substância utilizada mais comumente é a clorexidina, que pode apresentar efeitos indesejados com o uso contínuo, gerando a necessidade de encontrar-se substâncias que possam desempenhar o mesmo papel, mas não apresentem os mesmos danos. O objetivo desta revisão bibliográfica foi explorar o potencial anticariogênico dos óleos essenciais de plantas nativas do território brasileiro e sugerir uma formulação de dentifrício com óleos essenciais. Através da análise de pesquisas realizadas anteriormente encontradas nas plataformas Google Acadêmico, SciELO, PubCHEM, BVMS e livros específicos, reuniu-se dados sobre as espécies Lippia sidoides, Bacharis dracunculifolia, Casearia sylvestris e Hyptis spicigera e seus compostos ativos frente as cepas de bactérias formadoras de biofilme Streptococcus mutans e Lactobacillus sp. Concluiu-se que todas as espécies estudadas apresentam potencial anticariogênico, atuando contra ao menos uma das espécies bacterianas selecionadas, e podem ser aplicadas em produtos de higiene bucal para atuar sobre o biofilme dental, como na formulação proposta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).