ÁLCOOL 70% GEL ASSOCIADO A GLICERINA E DEXAPANTENOL
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v6i1.240Resumen
Mesmo após o pico do período pandêmico da COVID-19, decorrente do vírus SARS-COV-2, o álcool 70% em gel, continua sendo amplamente utilizado na higiene das mãos e muito requisitado em diferentes apresentações e marcas. Acredita-se que o álcool 70% gel continuará a fazer parte do cotidiano da maioria das pessoas após o período de pandemia. Apesar da eficácia antisséptica, produtos à base de álcool podem promover o ressecamento da pele. A associação de aditivos como glicerina e dexapantenol pode diminuir o ressecamento provocado pelo álcool e trazer benefícios como hidratação e proteção à pele. O objetivo desse trabalho foi desenvolver álcool 70% em gel, associado à glicerina e dexapantenol, a fim de conferir higienização, proteção e hidratação. A fórmula foi preparada com 2% de polímero formador de gel, 1% de glicerina e 1% de dexapantenol em álcool 70%. Após preparo, o produto foi submetido ao estudo de estabilidade preliminar onde foram avaliados: aspecto, cor, odor, sensação tátil, homogeneidade por centrifugação, pH, espalhabilidade e qualidade microbiológica. Conforme resultados obtidos, foi possível observar que não houve alterações nos aspectos organolépticos, físico-químicos, permanecendo dentro dos padrões de estabilidade. O surgimento da pandemia da COVID-19, por sua vez, reforçou a importância do uso do álcool em gel na higiene das mãos, uma das medidas mais eficazes para retardar a propagação dessa infecção viral. O álcool em gel, formulado com glicerina e dexapantenol, pode trazer benefícios e reduzir o efeito de ressecamento das mãos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).